Outra vez a incompreensão
Por mais que tente, não posso deixar de estabelecer um termo de comparação entre Terri Schiavo e Maggie de Million Dollar Baby... Não dá mesmo! Maggie vê-se numa situação em tudo diferente, mas com uma proximidade estrondosa. Ambas estão incapacitadas de viver a sua vida a seu bel-prazer, sem restrições. Ainda que uma esteja em estado vegetativo e a outra paralisada do pescoço para baixo, ambas são seres humanos, mulheres, que por um motivo ou por outro, foram privadas da sua capacidade de viver a vida à sua maneira.
Eu sou da opinião que Clint Eastwood fez, no filme, o que deveria ser feito. Uma pessoa que tem o privilégio de conhecer outra no auge do seu esplendor e da sua vida, não se conforma com a sua vida transformada em sobrevivência... com o sorriso transformado num esgar e um gesto perdido no tempo e no esquecimento.
O caso de Terri é bem diferente, mas tão igual que chega a causar arrepios. Ela não tinha consciência, não tinha sequer o calor de um sorriso para oferecer àqueles que amava, daí a decisão de terminar com aquela 'não-vida', com aquele 'não-sofrimento'. Mas seria mesmo necessário matá-la à fome à sede, lentamente e sem apelo?
E como é que eles conseguem dormir à noite???
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home